Bahia se tornará autossuficiente em fertilizantes até 2026, afirma Carballal

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

A Bahia se prepara para se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes fosfatados a partir de 2026. A declaração foi feita por Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em entrevista ao Portal A TARDE. O anúncio ocorreu durante a Fenagro, evento que acontece em Salvador e se estende até o próximo domingo, 7 de dezembro, e inclui a inauguração de uma nova unidade produtiva na cidade de Irecê.

Segundo Carballal, a nova instalação não apenas atenderá toda a demanda de fertilizantes fosfatados da Bahia, mas também contribuirá com 30% das necessidades do Norte-Nordeste. Ele destacou que a operação será realizada de maneira sustentável, sem geração de resíduos e utilizando 100% da água disponível. O empreendimento também aproveitará subprodutos da mineração, transformando-os em calcário remineralizador, que beneficiará a agricultura local.

Além dos aspectos técnicos, Carballal elogiou o Grupo A TARDE e o Governo do Estado pela realização da Fenagro, que promove o fortalecimento do setor agrícola baiano. Ele ressaltou a importância de parcerias entre órgãos públicos e a iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável da região. Com a nova unidade, a Bahia não só se tornará autossuficiente, mas também dará um passo significativo em direção à melhoria da produção agrícola regional.

Compartilhe esta notícia