B3 permite acesso direto de estrangeiros à bolsa por Interactive Brokers

Camila Pires
Tempo: 2 min.

A B3, bolsa de valores do Brasil, iniciou um novo modelo que permite a investidores estrangeiros e brasileiros não residentes negociarem ações diretamente no país através da Interactive Brokers, uma importante corretora global. Essa medida, que entra em vigor neste mês, abrange clientes de diversas regiões, incluindo Estados Unidos, Canadá e União Europeia, e visa desburocratizar o acesso ao mercado financeiro brasileiro.

Após críticas sobre as barreiras enfrentadas por investidores de varejo, incluindo custos elevados e problemas de integração, a B3 anunciou que essa mudança é resultado de ajustes regulatórios com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O CEO da Interactive Brokers ressaltou que a inclusão do Brasil à sua plataforma oferece acesso eficiente a uma das economias emergentes mais dinâmicas do mundo. Além disso, a nova categoria de Participante Estrangeiro permite que corretoras internacionais operem sem repassar dados sensíveis de clientes a intermediários locais.

Com a implementação desse modelo, a B3 espera aumentar sua base de investidores internacionais. O CEO da B3, Gilson Finkelsztain, destacou que o objetivo é derrubar as barreiras de acesso, permitindo que investidores de fora possam negociar de forma simples e segura. Essa mudança também inclui um sistema de monitoramento automatizado para atender às exigências de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, garantindo um ambiente de negociação mais seguro.

Compartilhe esta notícia