Autoridade Palestina critica novos assentamentos israelenses na Cisjordânia

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A Autoridade Palestina condenou duramente, nesta terça-feira (23), a autorização de 19 novos assentamentos por Israel na Cisjordânia ocupada, argumentando que essa decisão reforça o controle israelense sobre os territórios palestinos. O governo israelense, por sua vez, anunciou a aprovação no domingo e o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, justificou a medida como um passo para impedir a formação de um Estado palestino.

O Ministério das Relações Exteriores palestino, com sede em Ramallah, descreveu a ação como “uma medida perigosa” que visa fortalecer o controle colonial sobre o território. Em nota, o ministério afirmou que tal decisão permite a expansão da infraestrutura dos assentamentos e agrava a violência contra os palestinos. Nos últimos três anos, o número de assentamentos autorizados por Israel aumentou para 69, de acordo com dados do gabinete de Smotrich.

Além de Jerusalém Oriental, onde mais de 500 mil israelenses residem, a Cisjordânia abriga cerca de três milhões de palestinos. A situação gera crescente tensão na região, e as ações de Israel são vistas como um obstáculo sério para o processo de paz e para a busca de uma solução duradoura entre israelenses e palestinos.

Compartilhe esta notícia