Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, em 2023, 90,8% das crianças de 6 a 10 anos estavam na série escolar adequada, um leve aumento em relação a 2022. No entanto, esse índice permanece abaixo do nível de 2019, quando 95,7% estavam na série correta. A pesquisa foi divulgada em 3 de dezembro de 2025 e destaca os impactos da pandemia na educação infantil.
A analista do IBGE, Luanda Chaves Botelho, explica que o atraso no ingresso das crianças na pré-escola durante a pandemia resultou em consequências diretas no ensino fundamental. A frequência na pré-escola é obrigatória a partir dos 4 anos, e o atraso na matrícula tem se refletido nos índices de aprendizado. Os dados também mostram que, no grupo de 11 a 14 anos, 89,1% estavam na série correta, embora ainda abaixo da meta de 95% do Plano Nacional de Educação (PNE).
Além disso, a pesquisa indica que a maior parte das crianças fora da escola é devido à opção dos pais ou responsáveis. A frequência em creches para crianças até 3 anos atingiu 39,7%, mas a meta do PNE é de 50%. A desigualdade educacional também se reflete nos anos de estudo, onde jovens de grupos de menor renda apresentam média inferior a seus pares de maior renda, evidenciando as disparidades no acesso à educação no Brasil.


