Ad imageAd image

Argentina extradita cinco brasileiros condenados por atos golpistas de janeiro

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

A Justiça da Argentina autorizou a extradição de cinco brasileiros envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, conforme decisão do juiz Daniel Eduardo Rafecas, do Tribunal Criminal número 3 de Buenos Aires. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 3, e visa trazer os foragidos de volta ao Brasil para que cumpram suas penas. Os extraditados foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em tentativa de golpe de Estado.

Os extraditados incluem Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joelton Gusmão de Oliveira, Joel Borges Correia, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza. De acordo com a Polícia Federal, Oliveira, por exemplo, foi condenado a 17 anos de prisão e é conhecido por seus vídeos incitando a invasão do Congresso Nacional. A defesa dos acusados não foi localizada, e as prisões ocorreram após tentativas de fuga para a Argentina.

Essa ação é parte de um esforço mais amplo da Justiça argentina em apoiar o Brasil na luta contra a impunidade em casos de crimes antidemocráticos. O pedido de extradição foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, em resposta a solicitações da Polícia Federal. As repercussões dessa decisão podem fortalecer a colaboração entre os dois países em questões de segurança e justiça, além de ressaltar a importância de responsabilizar aqueles que ameaçam a democracia.

Compartilhe esta notícia