ANP prorroga suspensão da venda de biodiesel entre distribuidores por 180 dias

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou, em 29 de dezembro de 2025, a prorrogação por 180 dias da suspensão da comercialização de biodiesel entre distribuidores congêneres. A suspensão, que originalmente ia de 1º de maio a 31 de dezembro, foi implementada devido a indícios de distorções e irregularidades no mercado de biodiesel, conforme indicado pela própria ANP.

A decisão da ANP ocorre em resposta a pedidos de distribuidoras que solicitavam a suspensão da mistura obrigatória de biodiesel, que deve aumentar de 14% em 2024 para 15% em agosto de 2025. A agência optou por proibir a transação entre distribuidores congêneres, priorizando um inquérito mais profundo sobre as irregularidades identificadas no setor. Essa medida reflete uma tentativa de regulamentar e estabilizar o mercado de biocombustíveis no país.

Com a prorrogação da suspensão, a ANP busca realizar análises mais detalhadas sobre os impactos da vedação, considerando as preocupações expressas pelos agentes econômicos do setor. A decisão foi bem recebida por alguns grupos, que veem a medida como uma oportunidade para esclarecer a situação do mercado e garantir práticas mais transparentes entre os distribuidores de biodiesel.

Compartilhe esta notícia