Anec reduz previsão de exportação de soja para 3,02 milhões de toneladas

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) anunciou, em 31 de dezembro de 2025, uma redução na previsão de exportação de soja para 3,02 milhões de toneladas em dezembro. Essa revisão representa uma diminuição de 13,5% em relação à estimativa anterior de 3,49 milhões de toneladas, embora ainda denote um aumento significativo de 105,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando foram embarcadas 1,47 milhão de toneladas.

Além da soja, a Anec também fez ajustes nas projeções para outros produtos agrícolas. A previsão de exportação de milho foi levemente elevada para 6,35 milhões de toneladas, refletindo um crescimento de 0,5% em relação à estimativa anterior. O farelo de soja, por outro lado, teve sua previsão reduzida para 1,87 milhão de toneladas, mas ainda representa um aumento de 3,5% em comparação ao ano anterior.

Os dados indicam que o Brasil deve encerrar 2025 com um total de 108,73 milhões de toneladas de soja exportadas, superando as 97,29 milhões de toneladas do ano anterior. As variações nas estimativas podem se alterar devido a fatores operacionais, climáticos e logísticos nos portos. Assim, a Anec ressalta a importância de monitorar as condições do mercado até o fechamento do mês.

Compartilhe esta notícia