Amazonas reduz IPVA em 50% e se torna o estado com imposto mais barato

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

O Governo do Amazonas oficializou uma significativa redução de 50% nas alíquotas do IPVA, que passará a valer em janeiro de 2026. Essa medida impactará todas as categorias de veículos, incluindo carros populares e motocicletas, e tem como objetivo melhorar a mobilidade e a inclusão econômica dos trabalhadores que dependem desses meios de transporte.

Além de ampliar o alcance do IPVA Social, a nova legislação prevê que cerca de 425 mil veículos estarão isentos do imposto, um aumento de 75% em relação ao ano anterior. A expectativa é que 98% das motocicletas registradas no estado não precisem pagar o imposto, facilitando a vida de muitos cidadãos que utilizam esses veículos para o trabalho.

Com a implementação dessas novas alíquotas, o Amazonas se destaca como o estado com o IPVA mais barato do Brasil, superando o Paraná, que até então detinha esse título. A mudança não apenas visa a recuperação econômica por meio do aumento do consumo interno, mas também demonstra um compromisso do governo local com a inclusão social e o incentivo ao uso de veículos acessíveis.

Compartilhe esta notícia