Aliados da América veem EUA como força negativa no cenário global

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

Uma pesquisa recente revela que uma parcela significativa dos cidadãos da Alemanha, França e Canadá considera os Estados Unidos uma força negativa no mundo. O levantamento, conduzido pelo POLITICO-Public First, reflete o impacto da política externa do governo Trump, que tem provocado um distanciamento entre os EUA e seus aliados mais próximos.

Os dados mostram que a maioria dos canadenses e pluralidades na Alemanha e França acreditam que os EUA criam mais problemas do que resolvem. Além disso, a confiança na capacidade americana de apoiar seus aliados diminuiu, com muitos expressando preocupações sobre a postura militar dos EUA e sua relação com a OTAN, especialmente em meio a uma crescente tensão com a Rússia.

Essas percepções podem ter consequências significativas para futuras colaborações internacionais, à medida que líderes na Europa e no Canadá tentam manter relações diplomáticas estáveis diante das incertezas geradas pela administração Trump. Com a crescente desconfiança, a recalibração das alianças pode se tornar uma prioridade para os países afetados, que buscam fortalecer sua autonomia estratégica.

Compartilhe esta notícia