O chanceler alemão, Friedrich Merz, anunciou nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, que a Alemanha pretende encerrar os controles de fronteira, após a decisão dos 27 países da União Europeia de implementar políticas migratórias mais rigorosas. Essa mudança ocorreu em meio a um contexto de crescente pressão política interna e preocupações com a imigração na região.
Em 7 de maio, o ministro do Interior da Alemanha, Alexander Dobrindt, havia introduzido controles mais restritivos nas fronteiras, o que gerou inquietação entre os países vizinhos. Merz destacou que, com a política comum de asilo, a Alemanha conseguiu transferir os controles para as fronteiras externas da UE, permitindo a criação de uma área sem fronteiras internas, como sempre defendeu.
As novas medidas, que foram aprovadas pelos ministros do Interior dos 27 países da UE, visam regular de forma mais estrita a chegada e o retorno de migrantes, com propostas de centros de acolhimento fora do território europeu. Contudo, a implementação definitiva dessas regras ainda depende da validação pelo Parlamento Europeu, o que pode influenciar o futuro da política migratória no bloco.

