Alemanha assegura que acordo UE-Mercosul será assinado em breve

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

O governo da Alemanha informou, nesta sexta-feira (19), que a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul está praticamente confirmada, mesmo após o adiamento do evento em Bruxelas. A assinatura, que estava programada para ocorrer neste sábado no Brasil, foi adiada devido à falta de apoio de alguns países da UE, como França e Itália, que dificultaram o avanço das negociações.

O porta-voz adjunto do governo alemão, Sebastian Hille, expressou otimismo ao afirmar que a questão não é mais se o acordo será assinado, mas quando isso ocorrerá. Hille sugeriu que a assinatura pode acontecer em um prazo de duas a três semanas, dependendo da capacidade da União Europeia de concluir as discussões com os Estados-membros envolvidos. Presidentes e ministros do Mercosul se reúnem hoje em Foz do Iguaçu, Paraná, para discutir os próximos passos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que preside o bloco, indicou que informará os demais líderes do Mercosul sobre o adiamento da assinatura. A expectativa é que essa reunião ajude a alinhar as decisões do grupo a respeito do futuro do acordo, que poderá trazer significativas mudanças econômicas e comerciais para ambas as regiões.

Compartilhe esta notícia