Ad imageAd image

Alcolumbre prevê votação de Messias no STF apenas em 2026

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira, 4, que a votação da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF) deve ocorrer somente em 2026. Inicialmente, a sabatina estava marcada para 10 de dezembro, mas foi adiada pela falta da mensagem formal necessária para a indicação. Alcolumbre afirmou que, neste ano, a prioridade do Senado será a aprovação do Orçamento.

Durante a coletiva de imprensa, Alcolumbre foi questionado sobre a possibilidade de pautar a indicação ainda em 2025, mas não se manifestou claramente. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar, também indicou que a sabatina deve ser tratada apenas no próximo ano. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, reforçou essa expectativa, considerando o tema pacificado para 2026.

Além da questão da indicação, Alcolumbre mencionou a próxima sessão do Congresso, marcada para o dia 11, onde serão analisados vetos. Ele também planeja discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, uma Proposta de Emenda à Constituição que visa limitar decisões monocráticas de ministros do Judiciário, em um movimento que poderá impactar o funcionamento do sistema judiciário brasileiro.

Compartilhe esta notícia