Em entrevista à CNN Brasil, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou estar “muito confiante” na assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, programada para dezembro deste ano. A declaração foi feita durante a Cúpula de Líderes, que ocorre em Belém, no Pará, antes da COP30, reforçando a importância do acordo para um mercado de 700 milhões de pessoas.
Von der Leyen enfatizou que todos os esforços estão sendo feitos para atender às preocupações levantadas por setores brasileiros sobre o que eles consideram “protecionismo verde” da UE. A líder europeia argumentou que uma competição justa é fundamental, pois promove a qualidade e reduz preços, sendo essencial criar condições equitativas para ambos os lados, o que pode facilitar o progresso nas negociações.
O acordo proposto visa eliminar tributos sobre a maioria das exportações entre os blocos, beneficiando tanto a UE quanto o Mercosul. Entre os detalhes, destaca-se a eliminação gradual de tarifas sobre produtos agrícolas e a concessão de cotas para diferentes produtos, refletindo um compromisso em fomentar um ambiente comercial mais aberto e competitivo entre as duas regiões.

