Venezuela critica EUA por designação do Cartel de los Soles como terrorista

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

Na última segunda-feira (24), o governo da Venezuela classificou como ‘ridículo’ o plano dos Estados Unidos de designar o Cartel de los Soles como uma organização terrorista. A medida, que visa punir o grupo por seu suposto envolvimento no tráfico de drogas, foi anunciada em um contexto de crescente pressão do presidente americano, Donald Trump, sobre o regime de Nicolás Maduro.

A declaração do governo venezuelano, feita pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, enfatiza que a designação é infundada e parte de uma estratégia para justificar uma intervenção militar na nação sul-americana. Maduro e seus aliados têm reiterado que não têm ligação com o crime organizado e acusam os EUA de buscar uma mudança de regime para assumir o controle das vastas reservas de petróleo do país.

A nova ação dos EUA ocorre em um momento de intensificação das operações militares na região caribenha, levantando preocupações sobre possíveis desdobramentos. Especialistas afirmam que a lei americana não autoriza ações militares baseadas apenas na designação de grupos como terroristas, mas a tensão entre os dois países continua a aumentar, com implicações significativas para a estabilidade regional.

Compartilhe esta notícia