Vendas do varejo brasileiro superam patamar pré-pandemia, aponta IBGE

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

O volume de vendas do varejo brasileiro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu em setembro um índice 8,9% superior ao registrado em fevereiro de 2020, antes do impacto da pandemia. O varejo ampliado, que inclui setores como veículos, material de construção e atacado alimentício, também registrou um crescimento de 4,8% em relação ao período pré-crise. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025.

Os dados revelam que vários segmentos estão operando acima dos patamares pré-pandemia, destacando-se os artigos farmacêuticos, com um aumento de 44,2%, e supermercados, que cresceram 11,9%. No entanto, não todos os setores apresentam resultados positivos; móveis e eletrodomésticos, por exemplo, estão 2,2% abaixo do nível de fevereiro de 2020. Essa disparidade entre os setores reflete as variações nas demandas do consumidor após a crise sanitária.

Com a recuperação das vendas em setores chave, o cenário econômico do Brasil mostra sinais de resiliência, embora a queda em segmentos como vestuário e calçados, que estão 18,5% abaixo, indique desafios persistentes. A análise desses dados é crucial para entender as tendências de consumo e a recuperação econômica no país nos próximos meses. O IBGE continuará a monitorar essas variações, o que poderá influenciar políticas públicas e estratégias comerciais.

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