UFLA lança processo seletivo para ingresso de pessoas trans em 2026

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada em Minas Gerais, anuncia a abertura de um Processo Seletivo voltado para pessoas trans, incluindo travestis, transexuais e transgêneros, a partir da próxima segunda-feira, 1º de dezembro. O ingresso está previsto para o primeiro semestre de 2026 e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas até 19 de dezembro de 2026 através do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).

O edital, que foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), prevê vagas supranumerárias, ou seja, oportunidades adicionais para promover a inclusão de grupos historicamente excluídos do ensino superior. As seleções se basearão nas notas do Enem, sendo que em caso de empate, critérios como maior nota em redação e idade serão considerados.

Essa iniciativa da UFLA representa um avanço significativo em termos de inclusão e diversidade no ensino superior, oferecendo oportunidades a pessoas que frequentemente enfrentam barreiras no acesso à educação. Ao abrir espaço para a autodeclaração como pessoa trans, a universidade reforça seu compromisso com a igualdade e a valorização da diversidade em seus cursos de graduação.

Compartilhe esta notícia