TSE analisa possível cassação do governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início, nesta terça-feira, ao julgamento de uma ação que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O governador contesta as acusações de irregularidades, afirmando que o Tribunal Regional Eleitoral do estado já havia considerado o caso improcedente devido à falta de provas. A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, fará a leitura do relatório, seguida pelas argumentações da Procuradoria-Geral Eleitoral e da defesa de Castro.

A expectativa é que o voto da ministra Gallotti seja extenso e, possivelmente, desfavorável ao governador. Já houve indícios de que o julgamento pode ser interrompido por um pedido de vista, mas a avaliação na Corte sugere que essa paralisação não deverá se prolongar por mais de dez dias. Castro enfrenta duas ações que investigam abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022, ações que foram inicialmente arquivadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, mas que agora estão sendo revisadas pelo TSE.

Caso o TSE decida pela cassação, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro assumiria interinamente o governo até que novas eleições fossem convocadas. A lei prevê eleições diretas ou indiretas, dependendo do tempo restante no mandato. O governador reafirma sua confiança na Justiça Eleitoral, sustentando que todas as ações de seu governo foram legítimas e sem relação com sua campanha eleitoral, enfatizando o respeito à decisão dos quase 5 milhões de eleitores que o escolheram.

Compartilhe esta notícia