Tremores de terra atingem Bahia e Minas Gerais sem impacto na população

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Na madrugada de segunda-feira (3), dois tremores de terra foram registrados nas cidades de Itapicuru, na Bahia, e Confins, em Minas Gerais. O sismo em Itapicuru atingiu a magnitude de 2.1 às 1h32, enquanto o de Confins foi um pouco mais forte, com 2.2, ocorrido às 18h10. Ambos os eventos foram monitorados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Embora os tremores tenham sido identificados e registrados, a população local não os sentiu, de acordo com a RSBR. Este fenômeno, embora raro em algumas regiões, ocorre com certa frequência na Bahia e em Minas Gerais, sendo que o último tremor na Bahia havia acontecido em Jaguaquara, com magnitude de 1.8, no dia 27 de outubro. O sismólogo Bruno Collaço, da USP, reforça que pequenos tremores são comuns em Minas Gerais, onde a atividade sísmica é mais intensa.

A falta de percepção por parte da população destaca a natureza geralmente inofensiva desses eventos. No entanto, a ocorrência de sismos, mesmo de baixa magnitude, levanta questões sobre a preparação e a conscientização da população em áreas suscetíveis. As autoridades e especialistas continuam monitorando a atividade sísmica na região para garantir a segurança da comunidade.

Compartilhe esta notícia