Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na segunda-feira (3), resultando na morte de 27 pessoas e deixando 956 feridas, conforme balanço atualizado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (4). A maioria das vítimas se concentrava nas províncias de Balkh e Samangan, onde o epicentro do tremor foi registrado no distrito de Kholm.
As operações de resgate foram encerradas, segundo Sharafat Zaman, porta-voz do ministério. Ele destacou que, graças a uma resposta rápida e coordenada das instituições envolvidas, a situação foi gerida de forma eficaz. Em Kholm, moradores trabalham na remoção dos escombros de suas casas, que foram severamente danificadas pelo terremoto, enquanto as condições climáticas adversas adicionam dificuldades à recuperação.
As autoridades locais, incluindo a companhia nacional de eletricidade, continuam a reparar os danos nas infraestruturas, que resultaram em apagões na região. A resposta das instituições e a solidariedade da comunidade são fundamentais para a recuperação das áreas afetadas, enquanto o país enfrenta as consequências de mais esta tragédia natural.

