Ad imageAd image

Tempestade solar ‘canibal’ deve gerar auroras nos EUA esta semana

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

Uma tempestade solar incomum, chamada de ‘canibal’, está prevista para esta semana, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). A expectativa é que o fenômeno ocorra entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, resultando em auroras visíveis em até 22 estados dos EUA, incluindo locais onde esse espetáculo é raro, como Oregon.

Esse fenômeno ocorre quando duas ejeções de massa coronal se fundem antes de atingirem o campo magnético terrestre, resultando em uma tempestade geomagnética mais intensa. As auroras boreais, típicas de regiões mais ao norte, poderão se expandir para áreas menos usuais, criando um espetáculo celestial. Contudo, essa atividade também pode causar interferências em satélites e nas comunicações por rádio, conforme alerta o site Space Weather.

Astrônomos informam que o Sol está em um período de alta atividade conhecido como Ciclo Solar 25, e que novas erupções solares podem ocorrer nos próximos dias, mantendo os observadores e sistemas de monitoramento em alerta. Com 28 erupções solares registradas nas últimas 24 horas, o fenômeno ‘canibal’ destaca a instabilidade da região solar responsável, o que pode intensificar ainda mais os impactos na Terra.

Compartilhe esta notícia