Uma tempestade de neve e uma avalanche nas montanhas do Himalaia, no Nepal, resultaram na morte de nove pessoas, incluindo cinco de nacionalidade italiana. Os incidentes, que ocorreram nos últimos três dias, não estão interligados. O primeiro evento foi registrado na sexta-feira, quando um grupo tentava alcançar o pico do monte Panbari.
No primeiro incidente, dois italianos, Alessandro Caputo e Stefano Farronato, foram dados como desaparecidos e seus corpos foram localizados por autoridades locais. O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou que seus cidadãos foram surpreendidos por uma forte nevasca a 5 mil metros de altitude. Por outro lado, no domingo, o chefe da expedição dos italianos foi resgatado com vida no Acampamento Base.
Já no segundo evento, uma avalanche atingiu um grupo de 12 pessoas no campo de base do pico Yalung Ri, resultando na morte de sete integrantes, incluindo três italianos. Até o momento, dois dos falecidos foram identificados como um fotógrafo e um guia. Além disso, dois alpinistas franceses e dois nepaleses foram resgatados e levados para Katmandu, conforme relatou a polícia local.

