Superlua do castor será vista em todo o Brasil nesta quarta-feira

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A maior superlua do ano, chamada de ‘lua do castor’, será visível em todo o Brasil nesta quarta-feira, 5 de novembro. O fenômeno se caracteriza pelo momento em que a Lua cheia alcança o perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, tornando-se até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.

O Observatório Nacional recomenda que a observação ocorra em áreas afastadas de luzes urbanas, garantindo uma visão clara do céu. Além da superlua, outras ocorrências astronômicas, como a chuva de meteoros Leonidas, também estão programadas para este mês, despertando o interesse pela astronomia e pela contemplação do céu noturno.

Embora a superlua de novembro não seja a última do ano, já que outra ocorrerá em 4 de dezembro, especialistas alertam que o próximo evento com características semelhantes só será visto em 24 de novembro de 2026. Para os entusiastas da fotografia, dicas sobre configurações de câmeras e técnicas para capturar imagens da superlua foram compartilhadas, incentivando a apreciação desse fenômeno natural.

Compartilhe esta notícia