STF avalia hoje manutenção da prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Camila Pires
Tempo: 2 min.

Nesta segunda-feira, 24 de novembro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento será realizado em um plenário virtual, com horário estipulado das 8h às 20h, e se concentra na decisão sobre a manutenção ou modificações da medida cautelar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, datada de 22 de novembro.

No domingo anterior, Bolsonaro participou de uma audiência de custódia na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde a juíza responsável decidiu pela manutenção da prisão preventiva. A defesa do ex-presidente argumenta que a violação da tornozeleira eletrônica se deu em função de um estado de confusão mental, além de pedir a conversão da prisão em domiciliar, alegando que não houve intenção de fuga, uma vez que ele está sob vigilância contínua.

A decisão do STF pode ter implicações significativas para o futuro político de Bolsonaro, especialmente considerando a proximidade das eleições. A situação gera um intenso debate sobre as condições de sua detenção e a legalidade da medida cautelar, refletindo também as tensões políticas em curso no Brasil. A expectativa é de que a decisão da Primeira Turma influencie não apenas a vida do ex-presidente, mas o cenário político nacional como um todo.

Compartilhe esta notícia