A série Tremembé, disponível no Prime Video desde 31 de outubro, explora a vida de detentos notórios, como Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, na penitenciária conhecida como o ‘presídio dos famosos’. Composta por cinco unidades prisionais, a mais famosa é a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, que começou a receber os chamados ‘presos especiais’ em 2002, após a desativação do Carandiru.
A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP) decidiu transferir condenados de crimes de grande repercussão para Tremembé, a fim de garantir sua segurança em relação a possíveis ameaças em celas comuns. O autor da série, Ullisses Campbell, enfatiza que o perfil dos detentos inclui aqueles que cometeram atos brutais, tornando-os vulneráveis em outros ambientes prisionais. Seus livros, que inspiraram a produção, concentram-se nas histórias mais conhecidas desses criminosos.
Com direção de Vera Egito, a série Tremembé é um retrato das vidas desses indivíduos e suas histórias impactantes, mostrando não apenas os crimes que cometeram, mas também o contexto em que se encontram. A produção, que conta com um roteiro coescrito por Campbell e outros, promete trazer à tona discussões sobre a criminalidade e a segurança no sistema prisional brasileiro.


