O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontraram em Washington no dia 13 de novembro para discutir a situação das grandes empresas de tecnologia. A conversa é vista como uma tentativa de abordar questões relacionadas a tarifas que afetam o Brasil, especialmente após recentes decisões que impactaram negativamente essas empresas no país.
A reunião ocorre em um contexto onde o governo dos EUA, sob a administração de Donald Trump, sinaliza a intenção de incluir a regulação das big techs em um possível acordo comercial. Nos últimos meses, decisões do Supremo Tribunal Federal e a aprovação de novas legislações na Câmara dos Deputados impuseram novas taxas e obrigações às plataformas de streaming, afetando seus lucros e operações no Brasil.
Essas iniciativas legislativas podem causar mudanças significativas no mercado de tecnologia brasileiro, gerando preocupações entre as empresas. O aumento do poder regulatório do Cade, por exemplo, visa assegurar a concorrência, mas também foi alvo de críticas por parte de entidades que representam as big techs. O desdobramento dessas conversas e legislações poderá moldar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos nos próximos meses.


