Rubio classifica diálogos EUA-Ucrânia como produtivos, mas exige mais esforços

Marcela Guimarães
Tempo: 2 min.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, avaliou neste domingo (30) os diálogos com uma delegação ucraniana na Flórida como ‘muito produtivos’. Ele enfatizou, no entanto, que ainda é necessário realizar mais esforços para alcançar uma resolução duradoura para a guerra na Ucrânia. Essa reunião ocorreu em um contexto de busca por soluções após os recentes acontecimentos em Genebra.

O secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, que liderou a delegação, também descreveu as negociações como ‘produtivas e bem-sucedidas’. Apesar disso, fontes próximas à delegação de Kiev indicaram que o processo é desafiador e que todos os envolvidos buscam um resultado concreto que permita avançar nas conversas entre Estados Unidos e Rússia. As negociações são vistas como uma oportunidade para abordar as questões territoriais, que permanecem complicadas.

Os Estados Unidos apresentaram um plano de 28 pontos para encerrar o conflito iniciado pela invasão russa em fevereiro de 2022, mas a proposta inicial foi criticada por ser excessivamente favorável à Rússia, levando à necessidade de revisões. A pressão militar sobre Kiev e um recente escândalo de corrupção em seu governo adicionam camadas de complexidade a este diálogo, que visa não apenas a paz, mas também a estabilidade política na região.

Compartilhe esta notícia