Ad imageAd image

Retornados à França sob esquema de imigração relatam desespero em Paris

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Em Paris, um grupo de solicitantes de asilo, retornados do Reino Unido, expressa sua angústia e medo. Afran, um iraniano, foi enviado de volta à França em 5 de novembro após ter sido removido em setembro. Ele descreve a experiência de retornar como ainda mais aterradora do que a primeira vez que passou pela situação.

Afran, que não é seu verdadeiro nome, foi o primeiro solicitante de asilo a voltar ao Reino Unido em uma pequena embarcação, após ser transferido sob o esquema ‘um entra, um sai’. Esse programa controverso visa controlar o fluxo de imigrantes, mas muitos, como Afran, sentem-se desprotegidos e sem esperança. Eles enfrentam a dura realidade de viver em condições precárias, cercados por concreto e barulho constante de trens.

As implicações desse esquema de imigração vão além da experiência pessoal de Afran e de outros retornados. A situação levanta questões sobre a eficácia e a ética das políticas de imigração da França e do Reino Unido, além de gerar discussões sobre os direitos humanos dos solicitantes de asilo. A angústia desses indivíduos pode catalisar mudanças nas abordagens políticas em relação à imigração na Europa.

Compartilhe esta notícia