Ad imageAd image

Reino Unido impõe novas regras rigorosas para imigração e asilo

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

A secretária do Interior do Reino Unido, Shabana Mahmood, está prestes a anunciar um endurecimento nas regras de asilo, exigindo que os solicitantes esperem 20 anos para obterem o direito de residência permanente no país. Essa medida, que se tornaria a mais longa em qualquer sistema de asilo na Europa, surge em um contexto em que o Partido Trabalhista tenta equilibrar as expectativas de eleitores de direita e esquerda nas próximas eleições gerais de 2024.

Além da espera prolongada, o Home Office indicou que poderá suspender a concessão de vistos a cidadãos de Angola, Namíbia e República Democrática do Congo, caso esses países não melhorem rapidamente a cooperação em relação à remoção de imigrantes ilegais. Essa política tem como objetivo enfrentar o crescente número de imigrantes e criminosos que estão em situação irregular no Reino Unido, o que tem gerado frustração nas autoridades locais.

As novas propostas também incluem a possibilidade de confiscos de bens, como joias, de refugiados para cobrir os custos de processamento de seus pedidos. Essas mudanças sinalizam uma abordagem mais rígida em relação à imigração, refletindo as tensões políticas internas e o desafio contínuo do governo britânico em lidar com a questão da imigração de forma eficaz e humanitária.

Compartilhe esta notícia