O porta-aviões USS Gerald R. Ford, o maior e mais avançado do mundo, chegou ao Caribe no dia 11 de novembro, enviado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A missão, oficialmente voltada para o combate ao narcotráfico, também visa pressionar o regime de Nicolás Maduro, que colocou suas forças armadas em alerta máximo diante da operação.
Com propulsão nuclear, o USS Gerald R. Ford possui 337 metros de comprimento e é capaz de transportar até 75 aeronaves, incluindo caças e helicópteros. A embarcação é acompanhada por um grupo de ataque que inclui três destroieres e diversas aeronaves, caracterizando sua capacidade de realizar operações de combate, dissuasão e assistência humanitária na região da América Latina.
Considerado o mais letal e tecnologicamente avançado porta-aviões da Marinha dos EUA, o Gerald R. Ford foi projetado para atuar em missões de controle marítimo global. Sua presença no Caribe poderá intensificar as tensões políticas entre os Estados Unidos e a Venezuela, refletindo a estratégia americana de projeção de poder na região.


