Pony AI inicia operações de robotáxis em Shenzhen e estreia na bolsa de HK

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A Pony AI, empresa de tecnologia em veículos autônomos, anunciou o início de suas operações de robotáxis em Shenzhen, após obter a primeira licença municipal da cidade. Com o valor de mercado atingindo US$ 7,2 bilhões, a companhia também irá estrear na bolsa de Hong Kong, levantando HK$ 6,71 bilhões em sua oferta pública inicial, atraindo investidores, incluindo a Uber.

A nova licença permite que a Pony AI opere em áreas como Nanshan, Qianhai e Baoan, expandindo gradualmente para outros distritos. A empresa já possui uma frota de 720 veículos e planeja aumentar esse número para 1.000 unidades de sua sétima geração de robotáxis até o final do ano. Essa expansão posiciona a Pony AI como líder no mercado de mobilidade autônoma na China.

Os desdobramentos dessa operação coincidem com a listagem da concorrente WeRide, que também busca levantar capital em Hong Kong. A presença da Pony AI nas principais cidades chinesas, somada à sua recente licença, destaca sua posição estratégica em um setor em rápida evolução, potencialmente influenciando o panorama dos transportes urbanos no país.

Compartilhe esta notícia