O programa Pisa, conduzido pela OCDE, anunciou que em 2029 incluirá uma avaliação sobre letramento midiático e inteligência artificial. Esta decisão coroa um ano de notáveis avanços no campo da educação, destacando a importância de preparar jovens para o mundo digital. A nova avaliação visa medir a capacidade de jovens de 15 anos em navegar e analisar criticamente o universo digital.
O Pisa, realizado a cada três anos, é um dos principais indicadores de desempenho educacional global. A inclusão do letramento midiático reflete a crescente necessidade de adaptar o sistema educacional às demandas tecnológicas. A OCDE espera que esta atualização ajude a formar estudantes mais críticos e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.
Espera-se que a nova avaliação impulsione reformas educacionais em diversos países, incentivando a inclusão de habilidades digitais nas escolas. Esta iniciativa poderá influenciar políticas educacionais globais, promovendo uma sociedade mais informada. Nos próximos anos, sistemas educacionais devem se adaptar para integrar essas competências essenciais.

