Ad imageAd image

Pesquisa indica que meio ambiente é a menor prioridade para brasileiros

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada em 13 de novembro de 2025, mostra que apenas 4% dos brasileiros consideram o meio ambiente a principal prioridade do governo federal. O levantamento, que ouviu 1.500 pessoas nos dias 11 e 12 de novembro, revela que segurança pública, saúde e educação estão no topo das preocupações, com 27%, 23% e 20%, respectivamente.

O estudo também destaca a desconfiança da população em relação à eficácia da COP30, que acontece no Brasil. Cerca de 70% dos entrevistados acreditam que a conferência não resultará em ações significativas no combate à crise climática. Além disso, 84% dos participantes consideram que as empresas nacionais não estão desempenhando um papel relevante nesse enfrentamento, o que levanta questões sobre a responsabilidade do setor privado.

Esses dados revelam um cenário preocupante em que a questão ambiental é relegada a um segundo plano, mesmo diante de uma conferência internacional como a COP30. A falta de conhecimento sobre o evento, com 62% dos entrevistados afirmando não saber o que é a COP30, indica um desafio adicional para a mobilização da sociedade em torno das mudanças climáticas. A pesquisa enfatiza a necessidade de um engajamento mais forte e consciente da população e das instituições no enfrentamento dos problemas ambientais.

Compartilhe esta notícia