Operação desmantela quadrilha que aplicava golpe do presente em aniversários

Amanda Rocha
Tempo: 1 min.

Uma operação das Polícias Civis do Paraná e de São Paulo, deflagrada em 25 de novembro, visa desarticular uma quadrilha suspeita de movimentar R$ 14 milhões aplicando o golpe do presente. No Paraná, foram registradas mais de 270 vítimas, mas o grupo atuou em pelo menos quatro estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Os policiais cumpriram 41 mandados de prisão e 90 de busca e apreensão, principalmente na Grande São Paulo, onde 28 pessoas foram detidas temporariamente. Os criminosos, todos oriundos de São Paulo, foram identificados como responsáveis pela operação financeira do golpe, incluindo motoboys que realizavam as entregas fraudulentas, segundo o delegado Emmanoel David, da Polícia Civil do Paraná.

As investigações, que duram um ano, revelaram que os golpistas se utilizavam de informações da internet para encontrar aniversariantes, apresentando-se como floriculturas ou lojas de chocolate. Após o golpe, o dinheiro era distribuído entre contas bancárias de laranjas para dificultar o rastreamento, e a Justiça já ordenou o bloqueio de 41 contas relacionadas aos investigados.

Compartilhe esta notícia