Os oito países membros da Opep+ aprovaram um aumento na produção de petróleo de 137 mil barris por dia, com efeito a partir de dezembro de 2025. A decisão foi formalizada em uma reunião virtual realizada no último domingo, 2 de novembro, onde os participantes discutiram a situação e as perspectivas do mercado global de petróleo.
Durante a reunião, os membros também decidiram suspender aumentos adicionais de produção nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, destacando a sazonalidade do mercado. Além disso, reafirmaram seu compromisso coletivo com a Declaração de Cooperação, que inclui ajustes voluntários na produção, os quais serão monitorados pelo Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento.
Os países da Opep+ realizarão reuniões mensais para revisar as condições do mercado e a conformidade com os acordos de produção. Uma próxima reunião está agendada para 30 de novembro de 2025, onde serão abordadas as estratégias para compensar possíveis excessos de produção registrados desde janeiro de 2024.

