Os oito países membros da Opep+ concordaram em aumentar a produção de petróleo em 137 mil barris por dia a partir de dezembro, conforme decidido em reunião virtual no último domingo, 2. O encontro teve como objetivo analisar as condições do mercado global e as perspectivas para o setor. Essa decisão visa atender à demanda sazonal esperada para o mês.
Além do aumento em dezembro, os países decidiram suspender aumentos de produção nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026. Os membros reafirmaram seu compromisso com a Declaração de Cooperação e a importância do monitoramento contínuo das condições de mercado, a ser realizado pelo Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC).
As reuniões mensais serão uma ferramenta crucial para avaliar a conformidade e a compensação de qualquer excesso de produção a partir de janeiro de 2024. A próxima reunião do grupo está agendada para 30 de novembro de 2025, o que permitirá ajustes conforme as dinâmicas do mercado internacional se desenvolvam.

