Ad imageAd image

ONU acusa Israel de construir muros no Líbano; Israel nega alegações

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, os capacetes azuis da ONU acusaram o exército israelense de construir muros em território libanês. A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) afirmou ter descoberto, em outubro, um muro de cimento erguido pelas Forças de Defesa israelenses no sudoeste de Yaroun, que atravessa a Linha Azul, a demarcação oficial entre os dois países.

O comunicado da Unifil destaca que esta construção impede o acesso a mais de 4.000 metros quadrados de território libanês, o que representa uma violação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU e da soberania do Líbano. O exército israelense, por sua vez, desmentiu as acusações, alegando que a estrutura faz parte de um projeto mais amplo iniciado em 2022, com a construção de barreiras físicas ao longo da fronteira norte.

A situação é tensa, especialmente após os recentes conflitos iniciados em outubro de 2023. A Unifil pediu ao exército israelense que respeite a Linha Azul e se retire das áreas ao norte dela, enquanto a continuidade da missão da força da ONU, que está presente na região desde 1978, está em risco, com seu mandato previsto para expirar em dezembro de 2026.

Compartilhe esta notícia