OMS revela que 840 milhões de mulheres sofreram violência no mundo

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório alarmante, revelando que cerca de 840 milhões de mulheres ao redor do mundo já enfrentaram episódios de violência doméstica ou sexual ao longo de suas vidas. O documento, publicado em 19 de novembro de 2025, mostra que a taxa de violência não apresentou mudanças significativas desde o ano 2000 e que, nos últimos 12 meses, 316 milhões de mulheres foram vítimas de violência perpetrada por seus parceiros.

A OMS sublinha que o progresso na redução da violência contra a mulher tem sido muito lento, com uma queda anual de apenas 0,2% nas últimas duas décadas. Além disso, o relatório introduz, pela primeira vez, estimativas sobre a violência sexual cometida por indivíduos que não são parceiros, revelando que 263 milhões de mulheres enfrentaram essa situação. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que combater a violência contra mulheres é uma questão de dignidade e direitos humanos, alertando que nenhuma sociedade pode ser considerada justa enquanto metade de sua população vive com medo.

O relatório também destaca os riscos enfrentados por mulheres vítimas de violência, incluindo gestações indesejadas e problemas de saúde mental, como depressão. A OMS adverte que mulheres em países menos desenvolvidos e afetadas por conflitos são desproporcionalmente impactadas. Para enfrentar essa crise, o documento apela por ações governamentais eficazes, que incluem a ampliação de programas de prevenção, fortalecimento de serviços de apoio e a implementação de políticas que promovam a igualdade e empoderamento das mulheres.

Compartilhe esta notícia