No último sábado, 1º de novembro de 2025, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez duras críticas ao governo de Donald Trump durante eventos de campanha em apoio a candidatas democratas na Virgínia e em Nova Jersey. Ele se referiu à atual administração como envolvida em uma “série diária de ilegalidade, imprudência, má vontade e pura loucura”, chamando a atenção para a importância do engajamento dos eleitores nas próximas eleições estaduais.
Durante seu discurso em Newark, Nova Jersey, Obama comparou a atmosfera política ao Halloween, afirmando que os dias atuais são como se apenas travessuras estivessem em vigor, sem a recompensa dos doces. O ex-presidente também questionou as prioridades da administração Trump, fazendo referência a reformas na Casa Branca que, segundo ele, desviam a atenção de questões mais relevantes que afetam a população.
As críticas de Obama se estenderam às políticas econômicas e de segurança de Trump, que ele caracterizou como “um caos completo”, especialmente em relação ao uso da Guarda Nacional em situações políticas. Os eventos não apenas visam apoiar as candidaturas de Abigail Spanberger e Mikie Sherrill, mas também se inserem em um contexto eleitoral ativo, com as eleições de 2025 se aproximando, marcadas para 4 de novembro.

