Ad imageAd image

No mês da Consciência Negra, povos de matriz africana são homenageados em solenidade na Câmara

Thiago Martins
Tempo: 4 min.

Sessão proposta pelo vereador Tales de Castro destacou a importância de enfrentar o racismo e a intolerância religiosa no município

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 18/11/2025. Na noite desta terça-feira, 18, a Câmara de Aparecida de Goiânia, por iniciativa do vereador Tales de Castro, promoveu uma homenagem aos povos de matriz africana. Segundo o propositor, a sessão teve como objetivo reconhecer, no marco do mês da Consciência Negra, a relevância histórica, cultural e social dessas comunidades para a construção da identidade aparecidense. A ação celebrou a resistência, a tradição e as contribuições dos povos de matriz africana, além de estimular a reflexão sobre o combate ao racismo e à intolerância religiosa, fortalecendo o diálogo e o respeito à diversidade no município.

Logo no início da sessão, além do Hino Nacional, também foi executado o Hino da Negritude.

Presidindo a solenidade, o vereador Tales de Castro fez a abertura oficial exaltando a galeria cheia, com representações populares, movimentos sociais e diferentes manifestações culturais da cidade, destacando que a Casa está aberta a todos.

“A Câmara de vereadores é de vocês. É aqui que acontecem os debates, discussão, aprovações de políticas públicas que possam fazer do município de Aparecida um pouco mais justo, mais igualitário, mais tolerante e com mais respeito entre cada um que aqui mora”, discursou.

O mestre André, em seu pronunciamento, agradeceu aos ancestrais e afirmou que a composição da mesa e do plenário reflete o que é o Brasil: diversidade e multiplicidade religiosa.

“Tudo que nós queremos é o respeito. Que tenha fim essa intolerância religiosa. Que todas as religiões, dentro do direito pleno da liberdade religiosa, possam exercer sua crença, sua fé, sem que o outro possa, pela intolerância, promover o discurso de ódio, pois isso é o Brasil. Ele é plural, está na diversidade, é construído pela diversidade de um povo que historicamente construiu o país”, clamou.

Ele também pediu harmonia e fraternidade, em um país que promova a dignidade de todos os brasileiros, de todas as raças, credos e gêneros.

“O Brasil não é de um grupo só, ele é de todos”, afirmou.

Tales de Castro destacou ainda que a sessão é histórica, uma vez que a Câmara tradicionalmente homenageia lideranças de diversos segmentos, mas pouco celebra grupos que no Brasil são considerados minorias, embora, em sua visão, representem a maioria, dada a ampla presença desses segmentos na população, ainda pouco ocupantes dos espaços de poder. Ele lembrou que, desde o início na política estudantil, sempre atuou junto a movimentos sociais em defesa da justiça social.

“Um país formado majoritariamente por negros e pardos, mas que ainda insiste em negar a própria realidade. Quando você liga a TV, o que é mostrado como bonito é sempre branca, de olhos azuis, de preferência rica. E é essa construção estética, política e simbólica que molda a nossa cultura e que o Brasil aprendeu a glorificar, e que aprendeu, por outro lado, a invisibilizar”, destacou ao justificar a importância da solenidade.

Ainda durante o evento, foram entregues quase cem certificados, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, em homenagem a figuras de liderança dos movimentos negros.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia