A Nexperia, fabricante de chips com sede na Holanda e sob controle chinês, tornou-se o epicentro de uma disputa que afeta drasticamente a cadeia de suprimentos do mercado automotivo. O impasse teve início quando o governo holandês apreendeu a empresa, levantando preocupações sobre a transferência de tecnologia para a China, resultando na suspensão do envio de wafers para a planta em Dongguan.
Como resposta à crise, algumas montadoras, incluindo Volkswagen e Honda, buscam soluções temporárias, como a compra direta de wafers da fábrica em Hamburgo e o transporte para a China. Embora essa estratégia minimize o impacto imediato, ela não é viável para todos os clientes e não resolve a escassez de chips a longo prazo. Com a Nexperia interrompendo envios desde outubro, a planta chinesa opera com estoques limitados, aumentando a pressão sobre a produção automotiva.
As negociações se intensificam em um cenário crítico, com a China flexibilizando temporariamente os controles de exportação de chips. Uma delegação holandesa deve viajar à China em busca de soluções diplomáticas para desbloquear a situação. Enquanto isso, a Nexperia avalia ampliar suas operações de empacotamento na Malásia e Filipinas, enquanto a unidade chinesa considera alternativas para substituir os wafers europeus por produtos fabricados localmente.


