Mutirão Nacional permite renegociação de dívidas até 30 de novembro

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

Consumidores com dívidas em atraso têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Essa ação, que envolve mais de 160 instituições financeiras em todo o Brasil, possibilita a renegociação de débitos que não possuem bens em garantia. O objetivo é oferecer condições especiais para que os brasileiros possam regularizar suas pendências financeiras.

De acordo com dados da Serasa, em agosto de 2025, o Brasil contava com mais de 78 milhões de pessoas inadimplentes. Entre as dívidas que podem ser renegociadas estão as de cartão de crédito e cheque especial, desde que não estejam prescritas. O diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, destacou que os bancos estão oferecendo condições diferenciadas, como descontos e parcelamentos, para facilitar a saída da inadimplência.

A educadora financeira Ana Luíza Marinho alerta que os consumidores devem analisar suas finanças com cuidado para não se endividar ainda mais. A plataforma “Meu Bolso em Dia” disponibiliza informações abrangentes sobre as condições de negociação e pode ser acessada pelos interessados. O mutirão também conta com a colaboração de Procons, Banco Central e Secretaria Nacional do Consumidor, refletindo a importância da ação no cenário econômico atual.

Compartilhe esta notícia