Bancos e instituições financeiras iniciam um mutirão para a negociação de dívidas bancárias em atraso, que se estenderá até o dia 30 deste mês. A iniciativa conta com a participação de mais de 160 instituições, além do apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor e Procons, visando oferecer melhores condições para consumidores com dívidas no cartão de crédito, cheque especial e outros créditos. Financiamentos de veículos, imóveis e motocicletas estão excluídos dessa negociação.
Os consumidores interessados poderão realizar as negociações diretamente com as instituições por meio de seus canais oficiais ou pela plataforma Consumidor.gov.br. Para utilizar essa plataforma, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. O mutirão oferece a oportunidade de quitar dívidas em condições especiais, como descontos e taxas de juros reduzidas, especialmente para aqueles que se encontram em situação de superendividamento.
Todas as informações sobre o mutirão e as instituições participantes estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. Os consumidores podem acessar um relatório mantido pelo Banco Central para verificar suas dívidas em atraso e, caso não sejam com bancos, há opções de negociação através de serviços como o Serasa, que também promove feirões para a quitação de débitos não bancários.

