Nesta quarta-feira, os preços futuros do minério de ferro subiram 1,38% na Bolsa de Mercadorias de Dalian, alcançando 774 iuanes (US$108,66) a tonelada. Esse aumento é o maior desde 7 de novembro e surge em um contexto em que as esperanças de novos estímulos da China superam as preocupações em torno do aumento da oferta e da diminuição da demanda, especialmente após dados negativos sobre as exportações do país.
O banco central da China anunciou que manterá uma política monetária ‘apropriadamente frouxa’, o que contribui para a recuperação do mercado. Além disso, uma reestocagem por parte das siderúrgicas, que enfrentam estoques baixos, também tem suportado os preços do minério. No entanto, analistas alertam que a produção crescente, como a do projeto Simandou na Guiné, pode pressionar os preços no futuro.
Esse cenário de recuperação dos preços do minério de ferro poderá influenciar o mercado global de commodities, refletindo não apenas na indústria siderúrgica, mas também nas economias que dependem da exportação desse recurso. As próximas semanas serão cruciais para monitorar como as políticas monetárias da China e a dinâmica de oferta e demanda afetarão os preços.


