Ad imageAd image

Minas Gerais aprova lei que autoriza caça de javalis

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 12 de novembro de 2025, um Projeto de Lei que autoriza a captura e o abate de javalis em todo o estado. A medida, votada em segundo turno, busca controlar a população desses animais, considerados exóticos e invasores, que causam impactos negativos ao meio ambiente e à agricultura.

De acordo com a nova legislação, o javali-europeu e seus cruzamentos são classificados como nocivos, permitindo que seu controle seja feito por meio de caça, uso de armadilhas e outros métodos autorizados. Os deputados responsáveis pela proposta, entre eles, estão os parlamentares Marli Ribeiro, Dr. Maurício e Raul Belém, que destacam a necessidade de proteção à biodiversidade e à segurança agropecuária.

Com a nova lei, o controle populacional do javali poderá ser realizado a qualquer momento do ano e sem limite de captura. Essa ação visa mitigar os danos causados por essa espécie, que é reconhecida pela União Internacional de Conservação da Natureza como uma das cem piores invasoras do mundo, refletindo a preocupação das autoridades em preservar os ecossistemas locais.

Compartilhe esta notícia