Na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, ministros de nove países sul-americanos se reuniram no Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil para criar a Comissão da Estratégia do Mercosul contra o Crime Organizado Transnacional. O objetivo é otimizar a articulação entre os países membros para combater organizações criminosas que atuam em mais de uma nação. Neste contexto, o Brasil está exercendo a presidência do grupo, liderando as discussões sobre segurança na região.
O encontro foi convocado pelo ministro Ricardo Lewandowski e contou com a participação de representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Panamá. Durante a reunião, Lewandowski ressaltou que a nova comissão terá a responsabilidade de estabelecer uma estratégia permanente de combate ao crime organizado, com objetivos a curto, médio e longo prazo. A criação do Comitê Técnico Intergovernamental de Coordenação (CTIC) foi um dos principais desdobramentos da reunião, com o intuito de coordenar ações entre os Estados membros.
As reuniões da comissão ocorrerão a cada 18 meses e visam traçar ações coordenadas para enfrentar o tráfico e outras atividades ilícitas. O grupo também discutiu a segurança no Corredor Rodoviário Bioceânico, um projeto de integração logística que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico. A integração entre os países e a colaboração em estratégias de segurança são essenciais para combater o crime organizado, que se tornou um fenômeno global, conforme destacado pelos ministros presentes.


