Mariana Salomão Carrara e Marcílio França Castro vencem Prêmio São Paulo de Literatura

Camila Pires
Tempo: 1 min.

Na última segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o Governo do Estado de São Paulo anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. Mariana Salomão Carrara e Marcílio França Castro foram laureados, cada um recebendo R$ 200 mil, a maior premiação individual do país para obras literárias. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Parque Villa-Lobos, celebrando a produção literária contemporânea.

Mariana foi reconhecida na categoria Melhor Romance do Ano de 2024 por sua obra ‘A árvore mais sozinha do mundo’, que se destaca pela combinação de rigor estético e inovação narrativa. Por sua vez, Marcílio recebeu o prêmio de Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024 com ‘O último dos copistas’, uma obra que explora a evolução da escrita e os desafios do mundo digital. Ambos os romances foram elogiados por suas narrativas profundas e envolventes.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão a oportunidade de representar o Prêmio na 40ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2026. A premiação ressalta a importância da literatura e seu papel na transformação social, conforme destacado pela secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

Compartilhe esta notícia