O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (17) o resultado preliminar da análise de diplomas referentes ao Revalida 2025/2. A primeira etapa do exame, destinada a candidatos formados em medicina no exterior, foi realizada no dia 19 de outubro. Os resultados estão disponíveis na página do Participante do Sistema Revalida, acessível através da plataforma Gov.Br.
Os candidatos que não apresentaram a documentação necessária entre os dias 20 e 24 de outubro foram automaticamente reprovados e não poderão participar da fase seguinte, que consiste na prova de habilidades clínicas. Aqueles que se sentirem prejudicados podem recorrer da decisão até sexta-feira (21). O resultado final, que será divulgado em 5 de dezembro, determinará a elegibilidade dos participantes para a próxima etapa do exame.
O Revalida é um exame que visa certificar se os candidatos formados no exterior possuem as competências necessárias para exercer a medicina no Brasil. Com duas edições anuais, o exame abrange áreas fundamentais da medicina, como clínica médica e cirurgia, mas não classifica instituições de educação superior internacionais. A validação da formação é essencial para a prática profissional dos médicos no país.


