Na noite de terça-feira, um incêndio devastador em Oita, no Japão, resultou na destruição de mais de 170 edifícios e na morte de uma pessoa. A situação crítica fez com que helicópteros militares e de combate a incêndios fossem mobilizados para combater o que se tornou o maior incêndio urbano no país em quase 50 anos. O incêndio começou no distrito montanhoso de Saganoseki e se espalhou rapidamente devido a ventos fortes, forçando 175 moradores a procurarem abrigo em um local de emergência.
Imagens aéreas da cena mostraram casas reduzidas a escombros e grossas nuvens de fumaça se elevando do local. O incêndio consumiu cerca de 48.900 metros quadrados e também ameaçou áreas florestais adjacentes. De acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão, a causa do incêndio ainda está sob investigação, enquanto a situação continua a ser monitorada pelas autoridades locais.
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, ofereceu suas condolências às vítimas e confirmou que o governo está preparado para fornecer apoio às pessoas afetadas. O incêndio ressalta a vulnerabilidade das áreas urbanas a desastres naturais e a necessidade de um planejamento eficaz para a gestão de emergências. Desdobramentos futuros dependerão da investigação sobre a causa do incêndio e das medidas que serão implementadas para prevenir ocorrências similares.

