O Ibovespa Futuro inicia a semana com uma leve queda de 0,03%, atingindo 159.240 pontos na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro. Os investidores dirigem suas atenções para as declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que participará de um evento em São Paulo. Além disso, o mercado aguarda a divulgação de dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos e os resultados financeiros da Nvidia, programados para esta semana.
Na última semana, Galípolo fez sua primeira declaração pública após a manutenção da taxa Selic em 15%, ressaltando a dependência da política monetária em relação a dados econômicos. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que serve como um indicativo do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou uma queda de 0,2% em setembro, acentuando as incertezas sobre a economia brasileira. O cenário internacional também afeta o mercado, com a expectativa de resultados da Nvidia provocando nervosismo entre investidores do setor de tecnologia.
Os dados sobre o mercado de trabalho dos EUA, que serão divulgados na quinta-feira, são esperados para trazer mais clareza após uma paralisação do governo. As recentes declarações de membros do Federal Reserve diminuíram as expectativas de cortes na taxa de juros, o que poderá impactar a estabilidade dos mercados financeiros. Assim, os próximos dias serão cruciais para os investidores, que buscam entender as direções econômicas tanto no Brasil quanto no exterior.


