O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, registrou uma leve queda de 0,12% nesta quinta-feira, fechando a 158.359,76 pontos. O resultado vem após o índice atingir um novo pico intradia de 158.863,96 pontos em um dia de pregão com baixa liquidez, em função do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, que impactou o volume de negociações no mercado local.
O volume financeiro foi de apenas R$ 12,46 bilhões, bem abaixo da média diária de R$ 28,7 bilhões, refletindo a cautela dos investidores. A expectativa pelo anúncio do plano de negócios da Petrobras, que deve ser divulgado em breve, também influencia o sentimento do mercado, uma vez que pode trazer novos direcionamentos para os ativos da empresa. Além disso, analistas apostam em uma possível redução nas taxas de juros pelo Banco Central brasileiro no próximo ano, o que poderia beneficiar o Ibovespa.
As perspectivas para as eleições de 2026, com a possível candidatura do governador de São Paulo, trazem um cenário de incertezas que poderá afetar o comportamento do mercado. O diretor de investimentos da Reach Capital ressaltou que, com o Federal Reserve mantendo uma postura de redução de juros, o Ibovespa tem potencial para seguir em alta. Portanto, a atenção dos investidores deve permanecer voltada para as movimentações políticas e econômicas que podem impactar o mercado nos próximos meses.

